Sábado, 5 de agosto de 2022
A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou hoje a sua participação na 2ª Etapa da Volta a Portugal, uma ligação de 183,5 quilómetros, iniciada em Badajoz e com final em Castelo Branco. Etapa de sonho para toda a equipa que conseguiu colocar na perfeição João Matias que sprintou para a sua primeira vitória na Volta a Portugal, dando também a primeira vitória à equipa em etapas da Volta a Portugal.
Etapa que começou em Espanha, Badajoz e que fez uma longa travessia pelo Alentejo vindo a terminar em Castelo Branco numa chegada que já é tradicional na Volta. A equipa nos primeiros quilómetros manteve-se toda no grupo principal, unida em torno de João Matias, ele que era o nosso homem mais rápido apontado para o final de hoje. A entrada em bloco nos últimos três quilómetros foi fundamental e aí houve um grande esforço e união de toda a equipa trazendo o comboio Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados para a frente do pelotão.
Final bastante técnico nas ruas de Castelo Branco, onde António Barbio entrou na reta da Meta com João Matias na 3ª posição e em excelente posição de poder levar a vitória. João Matias num arranque absolutamente bombástico conquistou a vitória com autoridade e colocou um importante marco na sua carreira, mas também na história do Velo Clube do Centro que após 23 anos de existência vence na prova maior em Portugal.
Um dia que não mais esqueceremos e uma vitória que dedicamos ao mentor de todo este projeto Pedro Silva, que muito lutou e que nos deixou todo um trabalho de muito sacrifício. Este era um os grandes sonhos que ainda estava por cumprir, e conseguimos dar-lhe esta vitória que todos tão procuramos e trabalhamos. Toda a equipa está de parabéns por mais um grande momento na vida de todos nós.
Naturalmente satisfeito, Matias que irá ser pai muito brevemente, afirmava que “O dia de hoje correu na perfeição! Esta vitória foi estudada ao pormenor e felizmente é nossa! Depois do dia de ontem sabia e tinha plena consciência de que hoje podia ser o meu dia! Trabalhei muito para este momento e levava a minha esposa e o meu futuro filho no pensamento todo o dia de hoje e ontem! Tinha marcado este dia como objetivo e está cumprido! Esta vitória é de toda a equipa Tavfer – Mortágua- Ovos Matinados que me levaram sentado na poltrona todo o dia! OBRIGADO EQUIPA”.
A terceira etapa, a disputar neste domingo, é uma das jornadas decisivas da competição. Vai ter 159 quilómetros, partindo da Sertã (12h50) para chegar ao alto da Torre, serra da Estrela (17h25). O percurso ondulado contém uma subida de segunda categoria, uma de terceira e outra de quarta antes da escalada da Covilhã para o ponto mais alto de Portugal Continental, subida de categoria especial. No final desta etapa ficaremos a conhecer melhor o real estado de forma e as aspirações dos putativos candidatos à vitória na Volta.
Classificação Etapa
Badajoz – Castelo Branco: 183,5 Kms
1.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 4h42m21s
8.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt
15.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt
24.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt
38.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt
50.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt
100.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m49s
Classificação Geral
1.º Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor), 9h19m00s
22.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 22s
46.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 32s
49.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 34s
50.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 35s
63.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 38s
73.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 43s
97.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 2m31s
Classificação por Equipas
1.º Glassdrive/Q8/Anicolor, 27h57m26s
11.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, a 1m02